domingo, 14 de abril de 2013

PNAIC - 3º Encontro - 23/03/2013

Ainda discutindo os conteúdos da Unidade I, do material do MEC, relativos ao PACTO, este encontro foi marcado pelo estudo dos Direitos de Aprendizagem em Língua Portuguesa no Ciclo de Alfabetização, a diferença entre os conceitos de Alfabetização e Letramento e início do trabalho sobre Avaliação.

Discutimos a concepção de Alfabetização e Letramento a partir de um vídeo de Magda Soares, onde a autora coloca que "Alfabetizar e letrar são duas ações  distintas, mas não  inseparáveis" e ainda acrescenta que "o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas  sociais da leitura  e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado"( Soares, 1998, p.47).

Debatemos os direitos de aprendizagem a serem assegurados a cada ano do ciclo salientando que os professores devem buscar junto à equipe pedagógico-administrativa alternativas para que tais direitos sejam assegurados. Assim, é essencial a realização de uma avaliação diagnóstica no início do ano para que o perfil da turma seja traçado e a professora possa juntamente com a equipe pensar nas estratégias de ação relacionadas à alfabetização. Pode-se por exemplo, realizar mudanças na organização de estratégias didáticas, com a possibilidade de acompanhamento individual do aluno pelo professor em alguns momentos e por outros profissional da escola em outros momentos.

Para encerrar o trabalho com os direitos de aprendizagem, cotejamos semelhanças e diferenças entre o documento curricular da Secretaria da Educação do Município de Curitiba e a Proposta de Direitos de Aprendizagem do PNAIC de acordo com os Eixos: Oralidade, Leitura, Produção de Textos Escritos e Análise Linguística e em seguida fizemos um grande painel aberto de discussões.
 
Pudemos perceber que há algumas semelhanças e divergências entre os referidos documentos, questões estas que devem ainda ser discutidas no interior das unidades escolares e Secretaria Municipal respectiva.

Em relação à Avaliação, iniciamos um trabalho com a importância da Avaliação Diagnóstica, trabalhando a Psicogênese da Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, no intuito de compreender os processos de aprendizagem da criança ao tentar reconstruir a representação do sistema alfabético. Assim, em conjunto, através de uma atividade prática, analisamos os níveis pelas quais as crianças podem passar nesse processo de construção do SEA e quais as possibilidades de trabalho para que avance a níveis superiores até atingir o nível alfabético de escrita.

 

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