quarta-feira, 3 de abril de 2013

PNAIC - 2º Encontro - 14/03/2013

 
Algumas novas colegas, muita motivação e vontade de aprender

Nesta oportunidade, refletimos sobre "Direitos de Aprendizagem e Concepções de Alfabetização".

Iniciamos o encontro com a leitura do Livro: "O menino que aprendeu a ver" de Ruth Rocha. Emocionante perceber a motivação da criança que adentra o mundo letrado e começa a descobrir aos poucos como decifrá-lo!

Em seguida, resgatamos memórias da nossa Alfabetização... Reflexões que rememoraram lembranças boas, mas também lembranças não muito agradáveis...

Relembramos também, o histórico do país em relação aos Métodos de Alfabetização utilizados desde o Século XIX, pois tal estudo permite que nos situemos nas discussões metodológicas e compreendamos que as mudanças de rumo no pensamento sobre alfabetização alteram os modos de alfabetizar.

Importante recuperar a histórica dos métodos de Alfabetização utilizados ao longo do tempo, pois permite-nos avaliar as vantagens e desvantagens de cada didática e observar suas influências nas práticas atuais.

A questão do trabalho com a inclusão na Escola, na defesa do direito da criança à sua aprendizagem, perpassou todas as discussões. Discutiu-se a importância de assumir uma classe como heterogênea, de responder à essa heterogeneidade em termos de estratégia de ensino e de aprendizagem, no atendimento à diversidade e respeito às diferenças.


Por: Karin Cristina Santos
Orientadora de Estudos - PNAIC 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário