domingo, 14 de abril de 2013

PNAIC - 3º Encontro - 23/03/2013

Ainda discutindo os conteúdos da Unidade I, do material do MEC, relativos ao PACTO, este encontro foi marcado pelo estudo dos Direitos de Aprendizagem em Língua Portuguesa no Ciclo de Alfabetização, a diferença entre os conceitos de Alfabetização e Letramento e início do trabalho sobre Avaliação.

Discutimos a concepção de Alfabetização e Letramento a partir de um vídeo de Magda Soares, onde a autora coloca que "Alfabetizar e letrar são duas ações  distintas, mas não  inseparáveis" e ainda acrescenta que "o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas  sociais da leitura  e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado"( Soares, 1998, p.47).

Debatemos os direitos de aprendizagem a serem assegurados a cada ano do ciclo salientando que os professores devem buscar junto à equipe pedagógico-administrativa alternativas para que tais direitos sejam assegurados. Assim, é essencial a realização de uma avaliação diagnóstica no início do ano para que o perfil da turma seja traçado e a professora possa juntamente com a equipe pensar nas estratégias de ação relacionadas à alfabetização. Pode-se por exemplo, realizar mudanças na organização de estratégias didáticas, com a possibilidade de acompanhamento individual do aluno pelo professor em alguns momentos e por outros profissional da escola em outros momentos.

Para encerrar o trabalho com os direitos de aprendizagem, cotejamos semelhanças e diferenças entre o documento curricular da Secretaria da Educação do Município de Curitiba e a Proposta de Direitos de Aprendizagem do PNAIC de acordo com os Eixos: Oralidade, Leitura, Produção de Textos Escritos e Análise Linguística e em seguida fizemos um grande painel aberto de discussões.
 
Pudemos perceber que há algumas semelhanças e divergências entre os referidos documentos, questões estas que devem ainda ser discutidas no interior das unidades escolares e Secretaria Municipal respectiva.

Em relação à Avaliação, iniciamos um trabalho com a importância da Avaliação Diagnóstica, trabalhando a Psicogênese da Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, no intuito de compreender os processos de aprendizagem da criança ao tentar reconstruir a representação do sistema alfabético. Assim, em conjunto, através de uma atividade prática, analisamos os níveis pelas quais as crianças podem passar nesse processo de construção do SEA e quais as possibilidades de trabalho para que avance a níveis superiores até atingir o nível alfabético de escrita.

 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O MENINO QUE APRENDEU A VER - Ruth Rocha


A cada encontro do PNAIC, um livro de literatura é explorado para motivação e deleite do grupo!
Mr. Holland - Adorável Professor

No segundo encontro do PNAIC (turma 48 - Curitiba), discutimos sobre a Escola e o Direito de Aprendizagem.
Este trecho do filme "Mr. Holland - Adorável Professor" ilustra de forma emocionante a importância do trabalho do mestre frente à diversidade em sala de aula.
Importantes momentos de reflexão e aprendizagem também foram levantados a partir das considerações de RODRIGUES (2006) que coloca:

Se a “diferença é comum a todos” e a classe é assumida
como heterogênea, é importante responder a essa heterogeneidade
em termos de estratégias de ensino e aprendizagem.

 
 
 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PNAIC - Próximo Encontro

{#emotions_dlg.benfica}Guerreiras!

Não esqueçam...

Nosso próximo encontro é no dia 11/04/2013.

Até lá!!!

Karin Cristina Santos

Orientadora de Estudos - PNAIC 2013

PNAIC - 2º Encontro - 14/03/2013

 
Algumas novas colegas, muita motivação e vontade de aprender

Nesta oportunidade, refletimos sobre "Direitos de Aprendizagem e Concepções de Alfabetização".

Iniciamos o encontro com a leitura do Livro: "O menino que aprendeu a ver" de Ruth Rocha. Emocionante perceber a motivação da criança que adentra o mundo letrado e começa a descobrir aos poucos como decifrá-lo!

Em seguida, resgatamos memórias da nossa Alfabetização... Reflexões que rememoraram lembranças boas, mas também lembranças não muito agradáveis...

Relembramos também, o histórico do país em relação aos Métodos de Alfabetização utilizados desde o Século XIX, pois tal estudo permite que nos situemos nas discussões metodológicas e compreendamos que as mudanças de rumo no pensamento sobre alfabetização alteram os modos de alfabetizar.

Importante recuperar a histórica dos métodos de Alfabetização utilizados ao longo do tempo, pois permite-nos avaliar as vantagens e desvantagens de cada didática e observar suas influências nas práticas atuais.

A questão do trabalho com a inclusão na Escola, na defesa do direito da criança à sua aprendizagem, perpassou todas as discussões. Discutiu-se a importância de assumir uma classe como heterogênea, de responder à essa heterogeneidade em termos de estratégia de ensino e de aprendizagem, no atendimento à diversidade e respeito às diferenças.


Por: Karin Cristina Santos
Orientadora de Estudos - PNAIC 2013


PNAIC - 1º Encontro - 28/02/2013

 
O primeiro encontro desse grupo de "guerreiras" foi marcado pelo Pacto que fizemos pela melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem de nossos alunos.
Fizemos alguns combinados sobre o andamento de nossos encontros de estudo, conhecemos um pouco mais sobre as atribuições dos professores participantes e seus compromissos, tivemos ciência das atribuições do MEC e instituições parceiras, materiais pedagógicos para suporte ao trabalho dos profissionais envolvidos, bem como das avaliações que ocorrerão no decorrer do processo.
Foram apresentados os objetivos gerais da Unidade para os três primeiros Anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.
Os primeiros debates da Unidade I nesse encontro, versaram sobre "O Currículo no Ciclo de Alfabetização e Direitos de aprendizagem".
Muitas reflexões e debates sobre como ensinar mais e melhor! {#emotions_dlg.meeting}





Por: Karin Cristina Santos
Orientadora de Estudos - PNAIC 2013